Infectologista fala sobre cuidados na volta às aulas

Crianças devem ser orientadas quanto à higiene pessoal

Com o retorno das aulas é preciso seguir todos os protocolos de segurança para que as crianças fiquem seguras em relação à contaminação pelo novo coronavírus.

Segundo a infectologista e diretora municipal da saúde da prefeitura de Rio Claro, Suzi Berbert, as crianças precisam ir para a escola entendendo o que está acontecendo.

“É preciso que os pais ou responsáveis conversem com as crianças para que elas entendam o que está acontecendo neste momento. As crianças acima de dois anos já possuem condições de usar máscaras, então é preciso orientá-las a ficarem com a máscara. As mais velhas podem ser orientadas a trocar a partir de quatro horas de uso”, fala a médica.

Outro ponto importantíssimo apontado pela infectologista é a higienização das mãos.

“É preciso falar com os pequenos sobre manter as mãos limpas e, quando a criança for pequena, é preciso ter o bom senso sobre manter um frasco de álcool em gel na mochila ou não, para evitar qualquer risco de intoxicação. Tratar em casa sobre a higiene pessoal é fundamental para que eles entendam a necessidade dos protocolos, cada qual da sua maneira, afinal são crianças.”

A médica explica ainda que as instituições de ensino são responsáveis pelos protocolos de distanciamento e diversas outras normas necessárias para o funcionamento.

Laura Tesseti: