Infraestrutura atual atrapalha formação de novos motoristas

Lucas Calore

Alunos de diversas autoescolas aguardam durante muitos minutos para serem avaliados

Pouco espaço para muitas pessoas e veículos. É essa a situação do local destinado para que autoescolas do município realizem as aulas de direção de moto e carro em rio claro. A área fica em frente ao Cemitério municipal, no bairro consolação.

Aparentemente, o lugar é tranquilo. Porém, o que se vê em dias de exame não é nada estável. Cerca de 200 a 300 alunos, de diversas autoescolas da cidade, aguardam para serem avaliados após cumprirem as 20 horas necessárias de aulas práticas de direção. Carros se enfileiram aos montes à espera de sua vez para realizarem o cronograma de avaliações da Delegacia de Trânsito da cidade.

Em volta do espaço destinado aos alunos, há uma praça que constantemente é refúgio de usuários de drogas. Recentemente, indivíduos queimaram um sofá no local, a fim de se aquecerem à noite. Os restos do móvel ainda estão por ali.

A falta de segurança também é motivo de queixa por parte dos instrutores. Eles mantêm uma rotina de expediente diferenciada, já que há atualmente obrigação de trabalharem durante o período noturno.

A precária infraestrutura, que não oferece banheiro aos profissionais e alunos, faz muitos usarem os sanitários do Velório Municipal. A má iluminação também é algo que atrapalha a realização das aulas noturnas.

PREFEITURA

Segundo a Prefeitura de Rio Claro, o município apenas cede o espaço público para as atividades das autoescolas. Em nota, afirmou que questões estruturais para a realização das atividades relativas às aulas e exames de direção não competem ao governo municipal.

Nas próximas semanas, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Sistema Viário fará um reforço na sinalização de solo da área onde as autoescolas realizam as aulas práticas.

DETRAN

O Departamento Estadual de Trânsito de SP (Detran.SP) informou que está prevista para setembro a implantação do sistema de agendamento dos exames práticos em Rio Claro. Com isso, o aluno só precisará chegar ao local da prova com horário marcado, evitando espera desnecessária.

Com relação ao local destinado às autoescolas, a diretoria do Detran.SP na cidade e a superintendência do Departamento entrarão em contato com a Prefeitura para verificar a possibilidade de melhorar a infraestrutura do espaço.

Redação JC: