Lucas Calore
Moradores de Rio Claro estão enfrentando problemas quanto aos agendamentos de perícia médica na agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) localizado na Rua 3, entre avenidas 1 e 2, no Centro do município.
Problemas
Um caso recente é o do senhor Francisco Gonçalves Junior de Castro, de 37 anos, morador do Cervezão. Desde o mês de maio que ele tenta agendar uma perícia para auxílio-doença e não consegue. Por meio do serviço do INSS, conseguiu marcar para uma unidade na cidade de Pirassununga, a 80 km de Rio Claro.
“Não há agenda para aqui. Acabei marcando em Pirassununga para o dia 14 de junho. Chegando lá, o médico tinha faltado. Gastei R$ 220,00 com aluguel de carro, pedágio e combustível. É um custo desnecessário, estou desempregado não consigo trabalhar, tenho duas cirurgias para fazer”, desabafa. Por fim, o senhor Francisco conseguiu remarcar a consulta somente para o próximo dia 7 de julho, novamente em Pirassununga.
A reportagem do JC conferiu no site www.previdencia.gov.br, onde há uma seção para agendamentos, que a cidade de Rio Claro não está incluída na lista para perícia de auxílio-doença.
Déficit
Consultada, a assessoria de imprensa do INSS informou ao Jornal Cidade que houve uma diminuição de médicos peritos, passando de cinco para três profissionais na unidade do município. Para a reposição, é necessária a abertura de concurso público, e o último deles ocorreu em 2014. Ainda não há previsão de novo concurso.
Demora
A região de Piracicaba está com um tempo de espera para atendimento de 41 dias e, segundo o Instituto, o mesmo tem trabalhado para diminuir essa demora. O sistema coloca à disposição as vagas de acordo com o número de peritos em atendimento e dias úteis para agendamento.
Somente no primeiro semestre de 2017, entre os meses de janeiro e maio, 3.370 perícias médicas foram realizadas na agência do INSS em Rio Claro.