Antonio Archangelo/Coluna PolítiKa
Após o mistério, o Instituto de Previdência de Rio Claro (IPRC) divulgou os nomes dos candidatos para ocupar uma vaga de superintendente da autarquia em 2016/2020. Trata-se do atual superintendente, Lineu Viana, beneficiado pela alteração da lei que possibilitou a reeleição, e da servidora da Secretaria de Finanças, Juliana Cristiana Simões.
O documento, assinado pelo próprio Lineu, leva em conta o regulamento da eleição de acordo com a Portaria 0277/2016 e o deferimento pela Comissão Eleitoral das candidaturas.
Com a publicação, os servidores municipais terão dois dias para eventuais impugnações, a contar da data da fixação das candidaturas efetivas. O presidente da Comissão Eleitoral, Ricardo Gaiotto, composta pela Portaria Municipal 280/2016, considerou que não houve nenhuma irregularidade nas candidaturas, após documentação apresentada.
A disputa pelo controle do IPRC ganhou contornos políticos com a necessidade da atual administração municipal efetuar reparcelamento de débitos superiores a R$ 30 milhões.
Desde a negativa do acordo e suspensão do Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP), com prejuízos de repasse de recursos federais via Caixa Econômica Federal, o prefeito Du Altimari (PMDB) passou a cobrar publicamente a necessidade de um reparcelamento. O ato foi copiado por vereadores governistas, como o vereador Anderson Christofoletti (PMDB).
Cabe lembrar que, após o processo de escolha do superintendente – que será escolhido, neste caso, pelo prefeito – independentemente do número de votos, acontecerá a eleição para a ocupação dos conselhos Deliberativo e Fiscal do IPRC.
O instituto é responsável por gerenciar recursos destinados ao pagamento de aposentadorias aos servidores públicos municipais estatutários.