Lucas Calore
Saudade. A palavra, genuinamente brasileira, define o sentimento de todos que têm ido ao Museu da Imagem e do Som de São Paulo para conferir a exposição especial que marca os 20 anos de estreia do seriado infantil Castelo Rá-Tim-Bum, exibido pela TV Cultura.
Genuinamente brasileiro também define o saudoso programa, que marcou toda uma geração, hoje adulta, e é considerado uma das principais obras da televisão brasileira.
Fomos conferir pessoalmente a exposição que tem causado furor na capital paulista. A média de tempo de espera nas filas é de 2h a 4h. Pessoas de todos os cantos estão comparecendo em peso ao MIS para matar a saudade e relembrar com muito carinho a época em que ficávamos colados na TV para conferir as aventuras de Nino, Pedro, Biba e Zeca, além de toda turma mágica do Castelo.
A exposição, que ocupa o primeiro e o segundo andares do Museu, é dividida em duas partes. Num primeiro momento, é possível conferir objetos de cena, fotografias, figurinos dos personagens e trechos do programa. Depoimentos gravados pelos atores especialmente para a exposição também são exibidos.
Na sequência, uma experiência sensacional espera os visitantes, que literalmente entram no Castelo. Mais de dez ambientes, como o saguão e a biblioteca, foram recriados. O público também pode ver de perto bonecos originais, como o Gato Pintado, o monstro Mau, a cobra Celeste e as botas Tap e Flap.
A exposição fica em cartaz até 12 de outubro e é livre para todas as idades. Os valores são ainda mais convidativos: R$ 10 (inteira), R$ 5 (meia). Gratuito às terças e para menores de cinco anos. Confira abaixo um vídeo especial gravado dentro do Castelo.
Clique aqui para ver fotos da abertura da exposição com o elenco original do seriado.