Carine Corrêa
Depois de ter levado o caso a público, a família de Leonardo Rissa Pezzonia conseguiu tratamento especializado desde o dia 2 de maio para o jovem no Hospital Albert Einstein em São Paulo – referência nacional em qualidade médica. Leonardo, de 22 anos, sofreu acidente de trabalho no dia 9 de fevereiro enquanto trabalhava em uma das oficinas de vagões da empresa Rumo ALL, em Rio Claro. No acidente, perdeu parte da massa encefálica e desde então estava em coma.
A ação do seu caso foi movida pelo advogado Adriano Marchi, que conseguiu a transferência do rapaz para o Einstein, antes de dar entrada em uma liminar. Alguns dias depois do acidente, um médico neurocirurgião emitiu um lado apontando a necessidade de Leonardo receber tratamento em um Centro Especializado de Reabilitação.
“Ele teve que passar por uma bateria de exames e descobriu um líquido que se formou na cabeça depois da cirurgia. Eles abriram novamente e sugaram esse líquido, e já colocaram a calota para não precisar abrir novamente.
Desde essa cirurgia ele vem melhorando”, disseram os familiares. Embora ainda muito abalada com o ocorrido, a família está contente e esperançosa com as evidentes melhoras que Leonardo vem apresentando. “Os médicos vão iniciar a reabilitação da fala em breve. O Léo se recuperou bem da cirurgia e está agora demonstrando sinais de consciência ao fazer movimentos sob comando. Você pede para ele dar a mão, ele obedece. Pede para coçar o nariz, ele coça. Estamos muito animados com essas respostas inteligentes”, detalha o irmão do rapaz. A família dele encerra com uma mensagem de agradecimento: “Não podemos deixar de agradecer pelo apoio e atenção que estão nos dando. Sabemos que, se o caso não tivesse ido a público, talvez a empresa não tivesse dado toda essa atenção”, diz.