Antonio Archangelo
A não conclusão dos condomínios habitacionais em Rio Claro tem gerado problemas para seus moradores. A viatura da JP nos Bairros esteve no ‘Sebastião dos Santos Lima”, bairro próximo ao Jardim Maria Cristina, por exemplo. Lá, a demora para o cercamento do reservatório de água do bairro foi cenário de acidente nessa semana.
Uma caixa que abriga o ladrão e encanamentos do reservatório foi deixada aberta. Com isso, uma criança de cinco anos caiu e teve que ser socorrida. De acordo com moradores, foram 35 pontos na cabeça da vítima. No local, foram entregues 200 moradias, mesmo sem a conclusão total do empreendimento. “Precisamos que a construtora faça o que está faltando. Me disseram que o reservatório só será repassado ao Daae após a sua conclusão. Até lá, a responsabilidade é da construtora”, disse a moradora Márcia.
Em nota, a prefeitura cita que “a responsabilidade pela qualidade das obras é da construtora contratada para executá-las, que também arca com os custos de eventuais reparos se comprovado que o problema não foi gerado pelo mutuário. A Caixa Econômica Federal tem autoridade para cobrar responsabilidades das empresas contratadas para as obras, e a Secretaria de Habitação também acompanha todo o desenrolar dessas situações”.
Sobre outros empreendimentos ainda não conclusos, a administração cita que “está ciente das queixas dos moradores” do residencial Jasmim, na Vila Cristina, e já notificou a construtora, responsável pelas obras, a Simétrica, elencando todos os problemas apontados pelos condôminos daquele residencial. O mesmo procedimento foi feito com a Caixa Econômica Federal, que também notificou a empresa sobre as reclamações, solicitando providências”.
“Os residenciais Jardim Boa Vista II, Bom Retiro e Sebastião dos Santos Lima, todos a cargo da RPS Construtora, deverão ser entregues ainda este ano. As calçadas, bem como os muros que separam as casas, são de responsabilidade do mutuário. A proteção do reservatório no Residencial Sebastião dos Santos Lima já foi feita”, alegou à Jovem Pan nos Bairros.