Licitação milionária para iluminação em led fica para novembro

O prefeito Gustavo Perissinotto (PSD) em entrevista na Rádio Jovem Pan News Rio Claro FM 106,1

A abertura dos envelopes da licitação para a contratação da futura empresa que executará a mega obra de implantação de novo parque de iluminação em LED em Rio Claro ficou para o dia 6 de novembro. Até então planejada para a próxima segunda-feira (16), diante da revisão do edital, o prazo foi prorrogado. Nessa quarta-feira (11), o prefeito Gustavo Perissinotto (PSD) destacou, em entrevista na Rádio Jovem Pan News Rio Claro, do Grupo JC de Comunicação, que o contrato será vigente por 60 meses.

“O valor não é para compra de lâmpadas de LED. Estamos contratando a prestação de alguns serviços, como troca de todas as lâmpadas, troca dos braços (estrutura). Há alguns pontos que têm a chave magnética que, quando ela cai, todo o quarteirão se apaga. Vamos trocar todas essas ‘fases’, com relês individuais em cada ponto. Teremos totens com câmeras de segurança, a gente vai poder abastecer bicicletas elétricas, carregar celular, terá botão do pânico. Isso vai se espalhar ao longo dos cinco anos”, afirma.

O prefeito Gustavo ainda diz que a manutenção da iluminação pública também será incluída neste novo contrato. “Também prevemos a modernização de todo o parque de iluminação da cidade. Vamos fazer um projeto luminotécnico para os prédios históricos da cidade, como Estação, Gabinete de Leitura e Paço Municipal”, acrescenta.

Conforme revelado pela reportagem do Jornal Cidade anteriormente, o sistema de Rio Claro conta com 27.148 pontos de iluminação nos bairros, sendo que deste total 6.108 já contam com a tecnologia LED. “Ao realizar integralmente este projeto, dentro dos critérios técnicos, o município realizaria uma economia mensal de no mínimo 37,22% sobre a conta de consumo da iluminação”, justifica o edital. Hoje a Prefeitura gasta com iluminação pública cerca de R$ 1,5 milhão por mês com a manutenção e conta de energia. Para o prefeito, com a nova iluminação, a cidade também perceberá melhorias na segurança pública.

Lucas Calore: