Livro traça vias de escalada no Cuscuzeiro

Vivian Guilherme

Escalador começou a frequentar o Cuscuzeiro aos oito anos e trabalhou como instrutor na região

Foi lançado no último dia 26 de setembro o livro ‘Guia completo de escalada no Cuscuzeiro’, de autoria de Rodrigo ‘Genja’ Chinaglia. Segundo o autor, a ideia de produzir o guia já era antiga. “Eu já havia feito o guia de escalada da Fazenda Invernada, mas somente em pdf. Comecei a fazer o Guia do Cuscuzeiro no final de 2011 e em princípio iria fazer dos dois principais locais da região: Itaqueri da Serra e o Cuscuzeiro. Mas o guia do Cuscuzeiro foi ficando muito grande, com muito conteúdo e percebi que se fosse esperar pra terminar o de Itaqueri também não iria ficar pronto nunca”, exclama Genja.

Genja conta que a motivação final para fazer o guia, realmente só veio depois de ter ido escalar na Europa e percebido que a maioria dos guias impressos no Brasil, em sua maioria, eram “rascunhos malfeitos” comparados aos que haviam por lá. “Pude entender quanta diferença um guia com esta qualidade poderia fazer na vida de uma pessoa. Se uma pessoa prefere a emoção da ‘aventura’ de procurar por si mesma uma escalada tudo bem, mas é incrível ter a opção de poder contar com um guia impresso como este”, aponta.

De acordo com o autor, por se tratar de um guia de escalada, é uma publicação bastante específica para quem já é escalador, tem seus próprios equipamentos e pratica a filosofia da escalada. No entanto, ele explica que o guia tem bastante conteúdo como a história da escalada na região, a evolução geológica do morro, a ética local e as práticas de mínimo impacto e muitas fotos coloridas. “Então até o público leigo, no que se refere à escalada mas gosta de natureza e tem intenção de frequentar o Morro do Cuscuzeiro, pode adquirir um e aprender bastante sobre o local”, observa o escalador.

Genja teve seu primeiro contato com a escalada ainda aos oito anos, quando já frequentava o Cuscuzeiro. Seu irmão é um dos membros fundadores do CUME (Centro Universitário de Montanhismo e Excursionismo), que é um dos principais disseminadores de conhecimento na área de escalada do interior. Formado em Engenharia Ambiental pela USP ele fez cursos de escalada, foi guia de escalada em Analândia e se tornou instrutor de cursos de escalada na região. Morou por dois anos na Espanha e, ao voltar, deu início ao projeto de montar seu próprio negócio e de escrever o livro.

Atualmente, ele administra a loja virtual Quero Escalar, onde vende equipamentos de escalada, dá cursos de escalada e faz uma de suas atividades favoritas que é abrir vias novas de escalada. “A dificuldade maior são as propriedades privadas aqui na região terem o acesso restrito pelos proprietários, coisa que é muito raro de acontecer em outros países”, conclui o escalador. O Guia já está à venda e pode ser adquirido na loja virtual de equipamentos de escalada www.queroescalar.com.br.

Um guia para todos os públicos

O Guia possui informações sobre como começaram as primeiras escaladas no Cuscuzeiro na década de 80 e como ela foi se desenvolvendo ao longo dos anos. Fala sobre a ética local praticada e respeitada pelos escaladores locais – as regrinhas implícitas que todos respeitam -, mas antes não tinha escrito em lugar nenhum. Também traz uma parte falando sobre a evolução geológica do relevo do Cuscuzeiro para formar o morro como é conhecido hoje, escrita por um escalador famoso e geólogo, Pedro Hauck. Na segunda parte, há fotos das paredes com os traçados das vias, ao lado dos nomes, graus de dificuldade e altura de cada uma. E na terceira parte detalhes por escrito de cada uma das mais de 60 vias do local, como chegar, como são as vias, quais as melhores pra quem está iniciando ou quais são para os escaladores mais experientes. “Está tudo bem explicado para que realmente ninguém fique perdido procurando as vias ou confundindo uma via fácil com outra muito acima da sua capacidade, como acontece com outros guias que tem por aí”, comenta o autor.

Redação JC: