Lotação é apontada por passageiros de ônibus na linha Ajapi – Rio Claro

Adriel Arvolea

Passageiros criticam lotação na linha 18, principalmente nos horários de entrada/saída de escolas

Uriacy Marcos é morador de Ajapi e trabalha em Rio Claro. Com frequência, faz uso da linha 18 do transporte coletivo urbano. O serviço começa a funcionar às 6h05, saindo do distrito com destino à Estação. O último horário, com saída de Rio Claro, é às 23h05. No entanto, enquanto usuário do sistema, reclama que a lotação de passageiros ultrapassa os limites.

“Muitos fazem o caminho para casa em pé no ônibus, principalmente a partir das 12h. Este horário é utilizado por estudantes. Da Estação até Ajapi, ao longo do caminho, vão lotando o veículo até o destino final”, observa Marcos.

Ele comenta que a maneira como o transporte é realizado oferece riscos à segurança. “A estrada Rio Claro-Ajapi tem histórico de graves acidentes, inclusive com vítimas fatais. Não é prudente transportar pessoas em pé, sem cinto de segurança. É um risco a todos”, reforça o passageiro.

Quem, também, se queixa da situação é Ademir Antonio Alves, morador de Ajapi. Conforme avalia, a lotação ocorre em todos os horários, principalmente quando há intervalos maiores entre as viagens. “Por exemplo, o ônibus para as 10h45 e só passa às 12h15 na Estação. Depois, às 14h05 e 15h35, entre outros horários. Acredito que isso contribui para lotar o ônibus devido aos intervalos nesses períodos”, justifica Alves

O usuário afirma que certa vez utilizou a porta do meio para poder entrar no ônibus. “Tinha tanta gente que era impossível passar pela catraca. 99% das vezes o ônibus está lotado, seja de Ajapi/Rio Claro ou Rio Claro/Ajapi”.

Rápido São Paulo

Empresa Rápido São Paulo esclarece que, conforme o horário, de dois a três veículos operam a linha 18. Além disso, explica que, por lei, podem ir em pé até 32 passageiros por veículo.

Redação JC: