Pacientes que aguardam por atendimento na UPA da Avenida 29, na tarde desta quarta-feira (10), se queixam da demora na triagem no local. Segundo relatos de moradores à reportagem do Jornal Cidade, a unidade está lotada e o tempo de espera está grande, fato confirmado pelo JC. Os munícipes que entraram em contato também reportaram que o sistema interno da UPA estaria fora do ar, o que estaria comprometendo ainda mais o atendimento no SUS.
O Jornal Cidade contatou a Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro que afirmou que não procede a informação de que houve problema com o sistema interno da UPA da Avenida 29 nesta quarta-feira (10). A Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro ressalta que todas as pessoas que procuraram a unidade foram atendidas e que na manhã desta quarta-feira (10) o fluxo de atendimento foi bem maior que o normal. Até as 10 horas da manhã cerca de 450 pessoas haviam buscado atendimento na UPA da Avenida 29, o número corresponde ao esperado para um dia inteiro.
“Os atendimentos nas unidades de pronto atendimento do município são realizados a partir de classificação de risco e não por ordem de chegada. Com isso, o tempo de espera é maior para os casos mais leves, já que as urgências são atendidas com prioridade. Cerca de 85% dos casos atendidos nestas unidades são de código azul, ou seja, não urgentes”, acrescenta.
A Fundação de Saúde pede que as pessoas só procurem as unidades de urgência e emergência quando necessário, utilizando, sempre que possível, as unidades de saúde da família ou unidades básicas de saúde. O agendamento nas UBSs e USFs pode ser feito sem sair de casa, por telefone ou WhatsApp pelo número 0800 019 0505.