Lyon bate City, e semis da Champions terão Alemanha x França

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)

O Lyon (França) venceu o Manchester City (Inglaterra) por 3 a 1 neste sábado (15) nas quartas de final da Champions League e enfrentará o Bayern de Munique (Alemanha) na semifinal.

Com isso, a Champions terá pela primeira vez dois franceses entre os quatro melhores times: Lyon e Paris Saint-Germain (PSG). Também é a primeira vez desde 1991 sem clubes ingleses, da Itália e da Espanha nas semis.

Então, Spartak Moscou (Rússia), Olympique de Marseille (França), Bayern e Estrela Vermelha (Sérvia) fizeram o quadriangular final.

O clube francês saiu na frente com Cornet. Levou o emate de De Bruyne, mas Moussa Dembélé, que veio do banco, marcou duas vezes, a terceira em falha do goleiro brasileiro Ederson, para sacramentar a vitória.

Até hoje, o Lyon chegou apenas uma vez na semifinal da Champions League, em 2010. Naquele ano, o clube tinha três brasileiros: o zagueiro Cris e os meias-atacantes Michel Bastos e Ederson.

Foi a primeira temporada do clube sem seu ídolo Juninho Pernambucano. Com ele, a equipe venceu sete vezes o Campeonato Francês.

Agora, a equipe francesa vai reencontrar justamente o adversário das semis de 2010, o Bayern de Munique. Naquela temporada, a equipe alemã venceu por 4 a 0 no agregado e foi vice-campeã, perdendo a final para a Inter de Milão.

Na semifinal deste ano, a equipe enfrentará o Bayern de Munique, em jogo marcado para a próxima quarta-feira (19), às 16h (Brasília) no estádio José Alvalade, em Lisboa (todos os jogos da Champions neste retorno estão acontecendo em Portugal).

O Bayern se lança como favorito ao título deste ano. É o único dos quatro semifinalistas que já foi campeão (cinco vezes, a última na temporada 2012/13) e passou pelas quartas de final com uma goleada histórica, 8 a 2 contra o Barcelona.

Para o torcedor bávaro, também vale a superstição: na sua quinta conquista europeia, o clube também eliminou os catalães, então com um combinado de 7 a 0 em dois jogos.

Além disso, o Bayern tem Robert Lewandowski, artilheiro, jogador com mais assistências e que mais vezes acertou finalizações o alvo no torneio até agora.

A outra semifinal acontece na terça-feira (18), também às 16h, entre Paris Saint-Germain e Leipzig.

Os vencedores se enfrentam na final, que seria em Istambul (Turquia), mas em razão da pandemia foi remarcada para o Estádio da Luz, em Lisboa, às 16h do domingo (12).

Divulgação: