Em tempos de pandemia, a vacinação contra a Covid-19 tem recebido merecida atenção da população, porém outra vacina que também tem grande importância para evitar internações e óbitos tem sido esquecida por muitas pessoas. Na campanha de vacinação contra a gripe, Rio Claro vacinou até agora 28.104 pessoas dos grupos prioritários, o que de acordo com o Ministério da Saúde representa 31,58% de cobertura vacinal. A meta é que esse índice chegue a 90%.
Entre os grupos vacinados, o maior percentual é dos trabalhadores de saúde, com 45,13%, ou seja, menos da metade deste público está vacinada contra a gripe. O pior índice está no grupo dos professores, com vacinação de 31,9%, seguido das puérperas (35,36%), idosos a partir de 60 anos (37,75%), crianças de 6 meses a menores de 6 anos (39,38%) e gestantes (41,28%). Também estão sendo vacinadas pessoas com deficiência, profissionais das forças de segurança e salvamento, do transporte coletivo, pessoas com comorbidades e caminhoneiros.
A Secretaria de Saúde de Rio Claro reforça a recomendação para que as pessoas que pertencem a esses grupos procurem uma unidade básica de saúde ou unidade de saúde da família para serem vacinadas.
O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira a partir das 8 horas. A lista com os endereços das unidades básicas de saúde e unidades de saúde da família pode ser acessada no site saude-rioclaro.org.br.
Pessoas pertencentes aos grupos prioritários também para a vacinação contra a Covid devem respeitar intervalo de, no mínimo 14 dias, entre a vacina da gripe e a da covid. O recomendado é que seja priorizada a vacinação contra a Covid e, após 14 dias, a pessoa deve ser vacinada também contra a influenza.
Para ser vacinada a pessoa deve apresentar documento de identidade e comprovação de que pertence ao grupo prioritário. E, também no momento da vacinação, é indispensável utilizar máscara, higienizar as mãos e manter distanciamento social.