Campanha contra o HPV em Rio Claro já vacinou 900 meninas

Divulgação

Meta é atingir 800 mil adolescentes no estado

 

A Vigilância Epidemiológica da Fundação Municipal de Saúde informou nesta segunda-feira, dia 17, que Rio Claro vacinou 900 meninas desde o início da campanha, em 10 de março. A previsão é de que sejam vacinadas 4.283 meninas.
Em Rio Claro a vacinação acontece em horários e dias específicos de acordo com escala definida pela Vigilância Epidemiológica (veja lista ao final desta notícia).
Na região de Piracicaba, a qual Rio Claro é vinculada, foram distribuídas 5,2 mil doses da vacina.
Em uma semana, o Estado de São Paulo conseguiu vacinar 186.727 meninas entre 11 e 13 anos de idade contra o papilomavírus humano (HPV).
É o que aponta balanço parcial da Secretaria de Estado da Saúde com base nos dados informados até a manhã desta segunda-feira, dia 17 de março, pelas salas de vacinação em todo o Estado. A campanha teve início no último dia 10.
Até o dia 10 de abril, o Estado de São Paulo pretende imunizar 808,3 mil meninas dessa faixa etária contra o HPV, causador do câncer de colo de útero. O número corresponde a 80% do total de 1.010.397 de adolescentes paulistas do sexo feminino que constituem o público-alvo da vacinação.
Sobre o HPV

O papilomavírus humano (HPV) é um vírus contagioso que pode ser transmitido com uma única exposição, por meio de contato direto com a pele ou mucosa infectada. Sua principal forma de transmissão pode ocorrer via relação sexual, mas também há contagio entre mãe e bebê durante a gravidez ou o parto, é a chamada transmissão vertical.

Inicialmente assintomática, a infecção por HPV pode evoluir para lesões de pele e mucosas, em alguns casos também ocasiona o surgimento de verrugas genitais. Quando não tratada corretamente, essas lesões podem evoluir para um quadro de câncer genital, como o câncer de colo de útero, cuja doença tem como principais sintomas dores, corrimento ou sangramento vaginal.
Rio Claro

2ª a 6ª – 16 às 17h30

UBS 29

UBS Wenzel

UBS Cervezão

UBS Vila Cristina

Vigilância Epidemiológica
Escala aos sábados – 8 às 16 horas

22/03

UBS Vila Cristina

USF Bom Sucesso

USF Jardim Novo

29/03

UBS 29

USF Flores

USF Palmeiras

05/04

UBS Wenzel

USF Guanabara

USF Panorama
Divulgação

 

Redação JC: