Eleitores que não regularizarem situação, além de não poder votar na próxima eleição municipal, sofrerão penalidades e multa pela Justiça Eleitoral

Milhares de eleitores de Rio Claro estão com o título cancelado e não poderão votar na eleição deste ano, caso não façam a regularização até o dia 8 de maio. O índice representa mais de 28 mil títulos de eleitores que poderão, ainda, sofrer penalidades pela Justiça Eleitoral. Para se ter uma ideia, hoje o município conta com 150.555 eleitores aptos a votar, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral.

O número é alarmante e pode alterar significantemente o resultado do pleito eleitoral programado para o dia 6 de outubro, quando os novos representantes políticos serão votados nas urnas. De acordo com o chefe do cartório da 110ª Zona Eleitoral, Guilherme Taufic, Rio Claro tem 178.615 mil eleitores, dos quais 28.060 estão com o título cancelado.

“Os eleitores que não fizeram biometria em 2019 e estavam com o título cancelado tiveram seus títulos regularizados para poderem votar em 2022. Agora os títulos voltaram a ficar cancelados. Por isso que o número de eleitores aptos hoje na verdade é menor que na eleição de 2022”, explica.

A orientação é que o eleitor verifique sua situação eleitoral. “O eleitor que não vota e não justifica por três turnos consecutivos tem o título cancelado. Com o cancelamento, não é possível votar, tomar posse em concurso público, obter passaporte ou CPF, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial, obter empréstimos em estabelecimentos de crédito mantidos pelo governo, participar de concorrência pública e praticar qualquer ato para o qual se exija quitação eleitoral”, informa o TSE.

O chefe do cartório orienta que o eleitor “precisa comparecer em qualquer cartório eleitoral para quitar os débitos e fazer uma atualização do título de eleitor. Se já tiver feito a biometria é possível fazer a regularização pela Internet, mas no cartório o procedimento é mais simples”, acrescenta. A 110ª Zona Eleitoral fica na Rua 8 com Avenida 7, já a 288ª Zona Eleitoral está localizada na Avenida 13 com Rua 6. Ambas, no Centro.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Política:

Investigados tentaram prender Alexandre de Moraes, diz PF

Vereador leva denúncias à Câmara envolvendo a pasta da Cultura

Aliança Global contra a Fome e a Pobreza tem adesão de 81 países