Publieditorial
Cronologicamente, a medicina do sono iniciou-se em 1979, com os primeiros estudos de eletroencefalografia noturna. Em 1985 e na sequência 1986, ocorreram os primeiros congressos brasileiros e americanos de Medicina do Sono.
O grande celeiro de pesquisas científicas e formação de profissionais capacitados no Brasil é o Instituto do Sono, em São Paulo, comandado pelo professor Sergio Tufik.
A partir de 2014, a medicina do sono passou a ser reconhecida mundialmente como especialidade médica e hoje, ela é “área de atuação” das seguintes especialidades: pneumologia, otorrinolaringologia, neurologia, psiquiatria e, a partir de 2015, pediatria.
A partir deste ano, 2016, formam-se as primeiras turmas de Residência em Medicina do Sono. O Brasil possui 8 vagas de residência para medicina do sono em excelentes universidades. O exame mais importante da medicina do sono é a polissonografia, com o qual avaliamos durante toda a noite diversos parâmetros neurológicos, cardiológicos, respiratórios e neuromusculares. Só está habilitado a realizar e assinar tal exame, o médico portador de Título de Especialista pela AMB (Associação Brasileira de Medicina). Hoje, temos em nosso país, apenas 286 médicos com tal habilitação (Segundo Associação Brasileira de Medicina do Sono-ABS).
Mas, afinal, o que trata o Médico do Sono?
- Apneia do sono – estudo brasileiro EPISONO mostrou que cerca de 32% da população de São Paulo tem apneia do sono, que, se tratada, delega ao paciente cerca de 10 anos de sobrevida.
- Insônia – estudo recente da UNICAMP mostrou que 40% da população de Campinas é portadora de insônia.
- Roncopatias
- Distúrbios do ritmo circadiano – Atraso de fase, Avanço de fase, Livre curso, Jet lag,…
- Hiperssonias – Hiperssonia idiopática, narcolepsia com ou sem cataplexia, sonolência excessiva diurna
- Parassonias: sonambulismo, distúrbio comportamental do sono REM, distúrbio do comer noturno, terror noturno, distúrbio de pesadelos, Paralisia do sono, Inércia do sono
- Epilepsias do sono
- Síndromes de hipoventilação – Hipoventilação/obesidade, crianças com síndromes que levem a hipoventilação,apneia do recém-nascido
- Distúrbios do movimento – Bruxismo, Síndrome das Pernas inquietas
Hoje, dispomos de equipamentos que possibilitam ao paciente fazer exames, com a mesma qualidade daquele realizado no laboratório, porém em sua própria casa e sua própria cama. Temos como exames:
- Polissonografia em laboratório (quando é necessária titulação do APAP-Aparelho de pressão positiva, se for necessário filmagem dos movimentos do paciente, pacientes graves que necessitam de oxigenoterapia…)
- Polissonografia domiciliar
- Teste de Múltiplas latências do sono
- Teste da Vigilia
- Split night (titulação)
- Vídeo EEG
- Actigrafia
Em nosso laboratório, estaremos preparados também para a realização de exames em crianças, desde o recém-nascido, com capnografia de noite inteira, pois realizei junto ao Instituto do Sono, subespecialização em sono de crianças e adolescentes.
Portanto, conclui-se que aquela frase -”fulano dormiu tanto que até roncou” -, estava completamente errada e que a medicina do sono vem para nos auxiliar a viver mais e com melhor qualidade!
Medicina do Sono – RUA 3, 777 CENTRO- Rio Claro – fone: 019 36 17-1375