Mesários devem comparecer aos cartórios para nomeação

Fabíola Cunha

As eleições acontecem no dia 5 de outubro

Os mais de 2 mil convocados para atuar como mesários nas eleições deste ano podem comparecer aos cartórios eleitorais e assinar a nomeação, conforme carta enviada para cada um dos selecionados. O período ideal para que os mesários visitem a Zona Eleitoral correspondente é entre esta segunda-feira (28) e a sexta-feira (1° de agosto).

Apesar da semana ser dedicada a isso, Guilherme Taufic, chefe de cartório da 110ª ZE, explica que, “caso a pessoa não possa especificamente nesta semana, ela pode vir em outro dia, mas sem deixar para a última hora”. Taufic informa que 1.114 pessoas foram convocadas pela 110ª ZE, que terá horário especial nesta semana, abrindo às 11h e fechando às 18h – tradicionalmente o local abre ao meio-dia para o público. A ZE 110 fica na Rua 8, avenidas 5 e 7, 819, e o telefone é 3524-8283.

Já no cartório da 288ª Zona Eleitoral foram convocadas 925 pessoas, segundo o chefe de cartório Alexandre Sanches. Ele também ressalta que a semana é ideal para que os selecionados compareçam para assinar a nomeação no cartório, mas caso estejam impossibilitadas, as nomeações podem ser assinadas em outras datas: “O cartório fecha às 18h, então pedimos para as pessoas chegarem até as 17h30 aqui, se possível”, explica. O Cartório da ZE 288 fica na Avenida 13, 634, ruas 5 e 6, o telefone para mais informações é 3524-9091.

Os mesários devem levar documento com foto, CPF e título eleitoral para a assinatura. A ZE 110 atende bairros urbanos de Rio Claro, enquanto a 288 atende alguns bairros e distritos (Ajapi, Ferraz, Assistência e Batovi). Em Rio Claro também fica o cartório da Zona 245, que atende os eleitores dos cinco municípios que compõem a microrregião: Analândia, Corumbataí, Ipeúna, Itirapina e Santa Gertrudes.

Tecnologia

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou um aplicativo para smartphones e tablets, para o eleitor poder acessar os dados pessoais dos candidatos e informações, como o número na urna eletrônica, coligação, situação da candidatura e o site pessoal na internet.

Para baixar o programa gratuitamente, basta acessar a página de aplicativos do sistema operacional do aparelho: App Store, para celulares da Apple, e Android, para os demais.

Redação JC: