A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, sob a titularidade do vice-prefeito Marco Antonio Bellagamba, está com uma licitação em andamento para repintar os 33,2 quilômetros de ciclofaixas e outros 12,2 km de ciclovias. A necessidade da melhoria já vem sendo cobrada há meses pelos vereadores da Câmara Municipal.
O recurso de mobilidade foi implantado ainda na gestão anterior de Du Altimari (MDB), em 2009, e muitas das vias públicas que receberam hoje já estão com as pinturas quase apagadas. Na região central, as ciclofaixas foram instaladas no ano de 2011. Outros trechos e bairros receberam a instalação nos anos seguintes. São estimadas mais de 100 mil bicicletas no município.
De acordo com Bellagamba, todos os locais onde há as ciclofaixas e ciclovias chamam a atenção para a necessidade de repintura, mas acredita que nos trechos da Rua 1 entre Avenida 3 até a Avenida 32, a Rua 6 e a Rua 6-A dentre outras requerem um cuidado especial.
“Entendo como um recurso importante para o município em um momento que temos que priorizar os meios de transportes não motorizados, mesmo porque o uso de bicicleta trás notáveis benefícios para o usuário, para a comunidade local e para a economia da cidade como um todo”, afirma.
Ainda não há um prazo para a compra do material para a pintura, uma vez que a licitação ainda está em processo. “Para uma cidade que possui um veículo por habitante, aproximadamente, toda alternativa utilizada para diminuir esse número de veículos nas ruas, é bem-vinda”, completa o secretário.