Lucas Calore
Quem passou pelo Jardim Público de Rio Claro nessa segunda-feira (31), mais precisamente no entorno do Coreto, pôde perceber que o local estava com poucas pessoas. Isso porque vários moradores em situação de rua que se abrigavam no jardim não estavam mais na praça.
De acordo com a Guarda Civil Municipal (GCM), foi intensificado o patrulhamento pela área central. O comando da corporação determinou viaturas para permanecer no Jardim Público com o intuito de fiscalizar indivíduos que ficam ociosos pela praça.
>>> Leitores do JC comentam o assunto: clique aqui e deu sua opinião!
“Muitas vezes abordam pessoas que por ali transitam como também famílias que deixam de frequentar a praça por causa da sua presença”, disse em nota enviada para a reportagem.
É a segunda ação da GCM na praça central neste mês. No dia 31 de outubro foi realizada a operação Revitalização, na qual oito indivíduos que ocupavam o Coreto foram abordados. Eles estavam acumulando sujeira e causando constrangimento por estarem sob efeito de bebidas alcoólicas. Os moradores de rua foram orientados a procurar suas cidades de origem ou a casa transitória local.
Prefeitura
A abordagem social da Prefeitura de Rio Claro às pessoas em situação de rua não está relacionada à retirada compulsória dessas pessoas das ruas. O atendimento a esse público é feito pela Secretaria de Ação Social por intermédio do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social). A equipe do Serviço Especializado em Aproximação Social faz a abordagem social às pessoas em situação de rua para cadastrá-las e conhecer suas necessidades.