Ednéia Silva
Moradores do Portal Vitória, localizado na Avenida dos Costas, no bairro Chácara Luza, reclamam do aparecimento de muitas aranhas e escorpiões nos apartamentos. Eles acreditam que os animais se escondem nos terrenos baldios que ficam nas imediações do condomínio, por isso cobram providências dos proprietários desses lotes.
A denúncia foi enviada pelo munícipe Juliano Vioto por meio do WhatsApp da Redação do JC (9.9942-4100). “Os moradores estão cansados de encontrar aranhas em seus apartamentos. Um morador encontrou um escorpião. Proprietários desses terrenos próximos ao condomínio deveriam limpá-los e tomar alguma atitude”, disse Vioto no texto enviado à redação.
Vale lembrar que Rio Claro tem lei que obriga os donos a fazerem a manutenção de seus terrenos. Ou seja, limpar terrenos baldios é obrigação dos proprietários. Quando o serviço não é feito, a prefeitura limpa, capina e manda a conta aos responsáveis.
A prefeitura ressalta que terrenos limpos também são importantes por questões sanitárias. “Imóveis cheios de mato e sujeira atraem vários tipos de animais, inclusive os peçonhentos e transmissores de doenças, que colocam em risco a saúde da população. A manutenção regular desses terrenos também melhora o aspecto geral da cidade e deixa os bairros mais agradáveis para os moradores”, afirma.
Solange Mascherpe, do Departamento de Informação, Educação e Comunicação do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), reitera que a limpeza é a arma mais eficaz contra a proliferação de insetos e animais peçonhentos. Segundo ela, a população precisa se conscientizar da importância de fazer o descarte correto do lixo.
Solange conta que o CCZ está fazendo um mapeamento dos locais onde foram encontrados escorpiões e as espécies encontradas. Dessa forma, poderá direcionar as ações para os pontos de maior incidência.