Ednéia Silva
A Carreta da Mamografia do programa Mulheres de Peito do governo do estado iniciou neste segunda–feira (11) o atendimento em Rio Claro. O projeto oferece exames gratuitos para detecção de câncer de mama que são realizados na unidade móvel que está estacionada no pátio da Igreja da Boa Morte na Rua 10, entre as Avenidas 7 e 9, Centro.
O gerente operacional do serviço, Adriano Costa Braga, explica que o programa foi criado com o objetivo de facilitar o acesso das mulheres à mamografia, exame preventivo ao câncer de mama que pode salvar vidas. Ele falou sobre o assunto durante entrevista ao programa Jornal da Manhã da Rádio Excelsior Jovem Pan nesta segunda-feira (11). Para ouvir a entrevista na íntegra basta clicar no player abaixo.
De acordo com ele, a carreta deverá ficar estacionada em Rio Claro por 30 dias. O atendimento será feito de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 13h. Durante a semana são distribuídas 50 senhas e aos sábados 25. A distribuição ocorre entre 8h e 9h. Não existe agendamento prévio, nem distribuição antecipada de senhas de um dia para o outro.
Braga informa que mulheres acima dos 50 anos não precisam apresentar pedido do médico, apenas RG e cartão do SUS para fazer o exame. Já mulheres com menos de 50 anos devem apresentar a solicitação do médico. O gerente comenta que a Secretaria/Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro se comprometeu a facilitar a concessão desse documento na rede pública para que as mulheres possam fazer a mamografia na unidade móvel.
Braga observa que a mamografia é o primeiro exame de rastreamento para detecção do câncer de mama. Depois dele, se necessário, a paciente poderá fazer compressão ou magnificação também na carreta. A unidade móvel também está preparada para fazer ultrassom, caso seja detectada alguma alteração, e o PAAF (punção aspirativa por agulha fina), para extração de amostra que será encaminhada ao laboratório para análise.
O gerente comenta que as pacientes com indicação de Bi-Rads IV (sistema de uniformização e padronização dos laudos de mamografia) em diante são direcionadas para consulta direta com o mastologista e o agendamento é feito pela própria equipe da unidade móvel.
Braga frisa que as mamografias podem ser feitas por mulheres de Rio Claro e da região. A procura no primeiro dia foi grande como vem ocorrendo em todas as cidades. Desde que o programa foi instituído em 26 de dezembro de 2013, foram realizados mais de 17 mil exames, 700 ultrassonografias, mais de 150 punções e mais de 200 pacientes foram encaminhadas para o mastologista.
SÍFILIS/HEPATITES
O Sepa (Serviço Especializado de Prevenção e Assistência/DST/Aids) também estacionou uma unidade itinerante no pátio da Igreja da Boa Morte para fazer exames de Sífilis e Hepatite C. O atendimento acontece das 9h às 11h e das 14h às 17h até sexta-feira (15) e das 9h às 15h no sábado (16). Nos dias 18 e 20, o CTA funcionará das 9h às 11h e das 14h às 17h; dias 19 e 21, das 9h às 11h; e dia 22, das 9h às 11h/14h às 17h.