Da Redação
De acordo com os dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP), o município de Rio Claro contabilizou até o mês de maio deste ano oito mortes no trânsito.
O número de pessoas feridas no mesmo período, segundo a pasta, é de 554 vítimas. No ano passado, os cinco primeiros meses resultaram em nove mortes em ocorrências do mesmo gênero. Já a quantidade de pessoas feridas que se envolveram em acidentes era de 592.
No país
O Brasil está mais longe de cumprir sua meta de redução de mortes em acidentes de trânsito. Uma revisão de dados do governo federal aponta que a queda em 2013 –último ano disponível– não foi tão grande quanto estatísticas preliminares apontavam.
Os primeiros dados coletados pelo SUS (Sistema Único de Saúde) indicavam uma redução de 10% nas mortes em um ano, mas a revisão mostrou um recuo menor, de 6%. Foram incluídas na nova conta oficial quase 2.000 vítimas que antes não estavam no banco de dados ou que tinham causa de morte diferente ou desconhecida.
>>> Trânsito de Rio Claro: o que falta para melhorar?
Com a mudança, 2013 fechou com 42,3 mil mortes, ante 44,8 mil no ano anterior – a conta inclui mortes em vias urbanas e nas estradas. A meta do país, assumida perante a ONU, é chegar a número próximo de 29,4 mil até 2020, último ano da Década de Ação para a Segurança.
Especialistas consideram a queda de 2013 importante, por interromper o aumento sequencial de violência no trânsito.