Matheus Pezzotti
Neste sábado (29), o Rio Claro Basquete disputa o clássico contra Franca, no ginásio Pedrocão, pela sexta rodada, na abertura do returno do Paulista, em jogo marcado para as 14h10, com transmissão da Rede TV!.
O time rio-clarense lidera o Grupo A com 9 pontos, com cinco vitórias seguidas e apenas uma derrota, justamente para Franca, na estreia, por 62 a 75, enquanto que Franca está em segundo, com 8 pontos, com quatro vitórias e duas derrotas, a última na rodada passada, para o América, fora de casa, por 83 a 76.
“A equipe vem em uma crescente. Começos um trabalho em que sabíamos que seria um pouco difícil colocar um padrão por conta da renovação do elenco. A cada dia que passa a gente vem melhorando e esperamos executar um bom trabalho. Sobre a derrota, Franca jogou muito bem, ficamos bastante ansiosos, tivemos a chance de melhorarmos, mas não aconteceu. Mas agora a equipe vem jogando muito melhor”, diz o técnico Marcelo Tamião, que terá todos os jogadores à disposição para o confronto.
Já o técnico Lula Ferreira trata o jogo como ‘divisor de águas’ em termos de classificação, já que a vitória coloca o time francano na primeira colocação, além de ter vantagem sobre o Rio Claro Basquete no critério de desempate e, para isso, a equipe aposta na presença e apoio da torcida, que deve lotar o ginásio, já que o armador Helinho estará de volta ao time para seu jogo oficial de despedida.
Inscrito no estadual, o atleta de 40 anos anunciou sua aposentadoria ao final da última temporada e se tornou gestor executivo. Helinho retomou os treinamentos e, como não participou da pré-temporada, a tendência é que o armador atue somente alguns minutos.
“Penso no jogo e no resultado. Vamos em busca da vitória. Pode ser um jogo de festa para alguns, mas é importante para nós e para Franca. Vai ser muito difícil, terá muita pressão, mas esperamos fazer um grande jogo”, comenta Tamião.
CLUBE DE CAMPO
Na manhã deste sábado, haverá a inauguração oficial do ginásio de esportes do Clube de Campo. De acordo com o diretor do clube, Daniel Guedes de Camargo, o evento será destinado somente aos sócios.
Das 8 às 9h, crianças do projeto social de Álvaro Pacheco, dos bairros Bonsucesso e Terra Nova, entrarão em quadra e, em seguida, crianças dos times Sub-12 e Sub-13 que disputam o campeonato da Associação Regional de Basquete (ARB).
Por volta das 10 horas, um resgate à história vitoriosa do basquete rio-clarense. Ex-atletas e treinadores como Wilson Rensi, Gibi, Milito, Mané Bortolotti, Marco Antônio, Pelézinho, Caião, Zé Boquinha, Luiz Augusto Zanon, além do ala/armador Leandrinho Barbosa, atual campeão da NBA pelo Golden State Warriors, confirmaram presença no evento.
Segundo Álvaro Pacheco, haverá um jogo festivo entre um combinado de ex-jogadores campeões por Rio Claro, chamado All Star Rio Claro, contra o Dinossauros do Basquete, time formado por ex-jogadores que passaram pelo basquete da cidade.