Carine Corrêa
Algumas mulheres já ouviram falar, e outras não. Mas, afinal, o que é esse coletor menstrual que vem obtendo cada vez mais adesão do público feminino? Ao contrário dos absorventes, o coletor menstrual é produzido 100% em silicone e não interfere na umidade natural das partes íntimas, além de ser hipoalergênico e não conter substâncias químicas. Ele pode ser usado por até 12 horas e depois deve ser retirado e higienizado para ser utilizado novamente. Outros benefícios do coletor são os fatores econômicos e ecológicos, já que você adquiri um, usa por vários anos e não precisa mais comprar absorventes descartáveis.
A reportagem do Jornal Cidade conversou com muitas mulheres que aderiram ao coletor. Veja a seguir os relatos do público feminino:
“O coletor você não troca, apenas esvazia. Se você sentir o coletor, é sinal de que ele esta mal colocado” – Elaine de Moura Pereira.
“No início senti o coletor, mas só nas primeiras horas. Acho que foi mais ansiedade e medo de vazar do que um incômodo de verdade” – Marina Tietz de Souza Mendes.
“A primeira vez em que coloquei foi um pouco complicado. Não sabia exatamente como colocar ou em que altura do canal. Mas aprendi rápido. Eu o esvazio de seis em seis horas” – Brenda Beltramin.
“Pela minha formação (bióloga) e por minha atuação como docente, tento sempre explicitar as vantagens do coletor, e seu uso, manuseio e esterilização adequados não causam danos à saúde” – Raquel S. Valois.
“Ele é reutilizável e pode durar até 10 anos, então imagina quantos absorventes seriam descartados no meio ambiente neste período?” – Rosiane Noventa.
“Quando comecei a utilizar, sentia o coletor, mas depois de pouco tempo você se acostuma e até esquece que está com ele” – Sarita Azevedo.
“Ele não deixa odores, não gera lixo e mais lixo, é de fácil manuseio e não dá alergias – problema que eu tinha constantemente com algumas marcas de absorvente. Posso nadar com ele sem medo de vazamentos” – Estefânia Quintino.
“Já o indiquei para várias amigas, que compraram o coletor e ficaram bastante satisfeitas. Recomendo, pois me sinto muito bem utilizando-o, e gostaria que todas as mulheres pudessem experimentá-lo” – Thaís de Oliveira Bueno.
“Troco de 12 em 12 horas, o que é sugerido pelo fabricante do produto, às vezes troco antes por saber que vou ficar sem poder trocá-lo por mais tempo que 12 horas” – Nathália Miranda Walter Bretas Rocha.
“Para mim, a única desvantagem é quando é necessário trocar o coletor em banheiros públicos, pois é preciso higienizar as mãos, esvaziar o coletor, lavá-lo com água e recolocá-lo. Mesmo assim, não é impossível. Basta levar na bolsa um álcool gel e uma garrafinha d’água” – Paola Arab.