Aeronave com cinco pessoas deslizou da pista e explodiu na orla; motorista de aplicativo de Rio Claro descreve segundos de terror ao lado de passageiro
“Nasci de novo”, declarou na tarde desta quinta-feira (9) o condutor de aplicativo de Rio Claro, Júlio César Talarico, que teve o carro atingido por um avião desgovernado que deslizou da pista e explodiu na orla da Praia do Cruzeiro, em Ubatuba (SP). Talarico estava no litoral desde o dia 3 de janeiro para trabalhar.
Na manhã do acidente, ele tomou café com o irmão e um amigo antes de aceitar uma corrida. Já na orla da Praia do Cruzeiro, Talarico e o passageiro notaram o avião fazendo as manobras habituais de pouso. De repente, perceberam que algo estava errado. “Falei com o passageiro: nossa, o avião não parou.”
Ao tentar dar ré para escapar, Talarico viu que um caminhão bloqueava sua saída. “Foram segundos até ver o avião chegando, a asa passar ao meu lado e tudo explodir, com as chamas vindo em nossa direção.”
O Fiat Cronos branco do motorista teve o capô destruído. Com medo de novas explosões, ele se afastou do local, deixando o veículo para trás. Vídeos de câmeras de segurança mostram o momento em que ele tenta retirar o carro da trajetória da aeronave. “Ainda estou abalado. Por um momento, vi as feições do piloto e dos passageiros; é uma cena que nunca vou esquecer.”
O passageiro fugiu do local e não voltou a entrar em contato com Talarico. Ambos saíram ilesos. O carro foi recolhido para inspeção, e o motorista buscará ressarcimento junto à empresa responsável pela aeronave.
Sobre o acidente
Uma aeronave com quatro passageiros — dois adultos e duas crianças, além do piloto — caiu nas proximidades do Aeroporto de Ubatuba, em condições meteorológicas adversas. O acidente ocorreu após a aeronave ultrapassar a pista e atravessar o alambrado da Cabeceira 09, atingindo, em terra, uma mulher que passava pelo local, que sofreu uma torção no pé, e uma criança. Ambas foram socorridas. O piloto faleceu no local, preso às ferragens. Os quatro passageiros foram resgatados com vida. Segundo informações da Santa Casa, as cinco vítimas que estão no hospital (três adultos e duas crianças), estão estáveis e em atendimento.