Da Redação
O prazo de vencimento da primeira parcela ou cota única do IPTU 2015 (Imposto Predial e Territorial Urbano) havia sido alterado de 27 de fevereiro para 10 de março, porém foi adiado para o próximo dia 20 de março. A prefeitura tomou a decisão para que haja tempo hábil para todos receberem os boletos, que estão em fase final de distribuição. A estimativa é de que até agora cerca de 80% dos carnês foram entregues.
No entanto, contribuintes criticam o atraso na entrega dos carnês do imposto e a consequente alteração das datas, uma vez que a mudança afeta o pagamento do boleto nas lotéricas, caixas eletrônicos e agências bancárias, dificultando o processo. Segundo reclamações, mesmo no prazo, bancos têm se negado a receber o pagamento do tributo, informando que apenas o Banco do Brasil está autorizado a fazê-lo. Com isso, contribuintes têm sido mal orientados e enfrentado filas desnecessárias. “Os responsáveis demoram para decidir o que será feito e depois saem correndo entregando os carnês. Impõem a data de pagamento de uma hora para outra e o povo tem que se virar como pode”, comenta o munícipe Luiz Alberto Gotardi.
A Secretaria Municipal de Economia e Finanças informa que “desde que o boleto de IPTU esteja indicando o dia 20 de março como data de vencimento, pode ser pago em qualquer agência bancária”. Desta forma, quem quiser fazer o pagamento à vista ou da primeira parcela do IPTU em outro banco além do Banco do Brasil, ou em casas lotéricas, deve imprimir a parcela única ou a primeira parcela a partir do site da prefeitura, no endereço eletrônico www.rioclaro.sp.gov.br.
Mais uma alternativa para os contribuintes que quiserem fazer o pagamento em outras entidades financeiras diferentes do Banco do Brasil é solicitar gratuitamente a impressão da parcela única ou da primeira parcela no Atende Fácil, na Avenida 2 entre as ruas 2 e 3, no Centro. Nesse caso, é preciso levar a referência cadastral ou um carnê anterior do imóvel.
Já os pagamentos à vista ou da primeira parcela feitos com os boletos entregues nas residências só podem ser realizados no Banco do Brasil. A partir da segunda parcela, os pagamentos feitos em dia podem ser pagos na rede bancária ou casas lotéricas com o próprio boleto recebido em casa.
Desconto
A prefeitura de Rio Claro dá desconto de 10% para quem optar por fazer o pagamento do IPTU em parcela única até o dia 20 de março. No caso do pagamento parcelado, o contribuinte rio-clarense tem 3% de desconto em cada parcela paga em dia. A primeira parcela, também, vence no dia 20 de março.
Reajuste
Como acontece todo ano, o valor do IPTU tem atualização monetária que, para 2015, corresponde à inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do IBGE, no período de outubro de 2013 a setembro de 2014. Essa atualização é de 6,74%.
Aposentados
Com relação à isenção dos aposentados e pensionistas, a solicitação deve ser feita no Atende Fácil após o recebimento do carnê. De posse do documento, os beneficiários devem comparecer ao Atende Fácil – Avenida 2, entre ruas 2 e 3, Centro, com os demais documentos necessários para o pedido. A renovação da isenção é anual, portanto, mesmo quem conseguiu o benefício em anos anteriores deve fazer o pedido.