Obras irregulares podem gerar riscos de acidentes elétricos

Falta de planejamento adequado e desrespeito à distância mínima da rede de distribuição de energia aumenta possibilidade de ocorrências graves. Imagem ilustrativa

Ignorar as normas de segurança ao construir ou reformar pode custar vidas

O crescimento desordenado das cidades tem transformado o sonho da casa própria, ou de uma residência mais ampla, em um verdadeiro pesadelo. A construção e reforma de imóveis sem planejamento adequado aumentam drasticamente os riscos de acidentes graves com a rede elétrica. Para evidenciar a gravidade do problema, a Neoenergia Elektro identificou exemplos alarmantes de irregularidades que expõem milhares de pessoas ao perigo iminente de choques elétricos e incêndios.

Uma das situações mais comuns e perigosas é o popular “puxadinho”. Quando construído sem o devido distanciamento da fiação elétrica, ele se torna uma armadilha mortal. Em todo o país, essa é uma das principais causas de acidentes envolvendo a rede elétrica, colocando em risco não apenas os moradores, mas também vizinhos e trabalhadores da construção civil.

Fios elétricos muito próximos das construções

Para evitar tragédias, a Neoenergia Elektro recomenda que qualquer obra mantenha uma distância mínima de 2,5 metros dos fios elétricos.

Reformas e andaimes perto da rede elétrica

Materiais metálicos como barras de ferro, vergalhões e réguas de reboco são condutores de eletricidade e podem transmitir corrente elétrica diretamente para o corpo humano.

Divulgação: