ONG realiza 1º Cadeiraço em Rio Claro

Município

Os cadeirantes da ONG Mais Forte que a Deficiência vestem as camisetas azuis, que poderão ser compradas pelos participantes

A ONG Mais Forte que a Deficiência, com o apoio da Udam (União de Amigos do Menor), promove no dia 9 abril o 1º Cadeiraço em Rio Claro, que visa promover a acessibilidade para os deficientes. Os participantes vão percorrer as ruas e avenidas do Centro da cidade a fim de sensibilizar a população para a causa. A concentração terá início às 8h30 no Jardim Público com finalização do trajeto em frente ao Shopping Center.

Para Carla Hoffmann de Lima, presidente da ONG, o objetivo do evento vai muito além do alerta à sociedade. “A intenção é incluir o segmento e promover a inserção das pessoas com deficiência na sociedade”, comenta.

Além dos deficientes, o evento é aberto para toda a população e simpatizantes da causa. Quem quiser poderá percorrer o trajeto em cadeira de rodas e vivenciar as dificuldades enfrentadas por tantas pessoas diariamente, evidenciando a dificuldade de locomoção que, na maioria dos casos, impossibilita o acesso ao comércio, praças, calçadas e até mesmo serviços públicos essenciais.

“O objetivo do Cadeiraço é de sensibilizar a sociedade e administração pública quanto à efetivação dos direitos previstos no Estatuto da Pessoa com Deficiência”, explica Juliana Oliva, delegada nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência e conselheira estadual do CEAPcD (Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência), cadeirante e membro da ONG.

De acordo com ela, a chamada Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência garante condições de acesso à educação e saúde e estabelece punições para atitudes discriminatórias contra essa parcela da população.

Mais informações sobre o 1º Cadeiraço podem ser obtidas pelo telefone (19) 3596-2424. A ONG Mais Forte que a Deficiência fica na Avenida 30, entre ruas 10 e 11, número 1.210, no Santana. As camisetas do movimento poderão ser adquiridas na ONG. Quem não puder comprar a camiseta, deve usar uma blusa azul.

Redação JC: