Comércios na capital e interior foram fiscalizados. Dos 41.664 produtos fiscalizados, 1.355 (3,3%) estavam irregulares
O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), que tem como objetivo promover a confiança nas relações de consumo, realizou a operação “Natal Seguro”, no período de 2 a 6 de dezembro, no comércio virtual, na capital e nas cidades de Araçatuba, Arujá, Avaré, Bauru, Birigui, Botucatu, Campinas, Limeira, Lins, Marinópolis, Paulínia, Piracicaba, Pirapozinho, Presidente Prudente, Promissão, São José do Rio Preto.
Ao todo foram verificados 41.664 produtos e encontrados erros em 1.355 (3,3%), sendo brinquedos, luminárias natalinas e bicicletas. Na capital foram verificados 20.421 produtos e encontrados erros em 134 (0,7%). E no interior, foram verificados 21.243 produtos e encontrados erros em 1.221 (5,7%).
A operação especial teve a finalidade de tirar de circulação itens que envolvem a segurança de crianças, entre eles, brinquedos e bicicletas, além de produtos natalinos sem certificação utilizados para decoração em residências, escritórios e demais locais públicos como luminárias do tipo mangueira e pisca-pisca que podiam colocar em risco a vida da população, causando curto elétrico e provocando incêndios. Intensificamos a fiscalização nestes produtos para que o consumidor não sofra com sérios problemas de acidentes de consumo, permitindo a segurança do uso.
As empresas autuadas pelo Ipem-SP têm dez dias para apresentar defesa ao órgão. De acordo com a lei federal 9.933/99, as multas podem chegar a R$ 1,5 milhão.