Unidades de escolas municipais participarão de uma ação coordenada em conjunto com a Secretaria de Educação e Fundação de Saúde para a vacinação contra a Covid-19 nos estudantes. A informação é da secretária de educação Valéria Velis.

De acordo com a titular da pasta, a ideia é promover a conscientização junto às famílias. “Temos uma comissão intersetorial para pensar nas ações. Preparamos uma campanha para este mês dentro das escolas, algumas serão polos – não serão todas – que irão atender num dia determinado. A Saúde já tem o cronograma, a equipe da vacinação estará na escola o dia todo para fazer a vacinação das crianças”, explica.

Os pais deverão acompanhar as crianças na oportunidade. Na impossibilidade da presença dos responsáveis, deverão manifestar autorização para essa vacinação sem a presença da família.

“Na segunda-feira, no retorno, teremos reuniões com os pais e nosso intuito será fazer essa conscientização da vacinação, passar informações para que as famílias vejam a importância das crianças estarem vacinadas”, acrescenta a secretária. A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Fabyolla Lourenço, também participará dos encontros.

Ainda que a conscientização seja importante, sanções poderão ser tomadas futuramente. Isto porque, assim como a rede estadual, a rede municipal dará um prazo para que a apresentação do comprovante vacinal ocorra.

“Faremos essa campanha no mês todo. Depois vamos exigir (a carteirinha), é de praxe. A vacina da Covid ainda não está no plano nacional, então não é obrigatória, mas consideramos ela muito necessária. Então trabalharemos sim com o comprovante, isso não vai impedir a criança de frequentar as aulas”, disse.

Se depois de 60 dias a família não entregar o comprovante, o Conselho Tutelar e Ministério Público serão acionados.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Dia a Dia: