O rio-clarense concluiu sua participação no hipismo e vai disputar o mundial em 2026
O rio-clarense Rafael Losano não conseguiu se classificar no torneio individual de hipismo, nessa segunda-feira (29), nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, na França. O jovem, que competiu com o cavalo Withingon, ficou na 27ª posição na prova de hipismo completo, com 46.80 pontos perdidos, apenas 2.60 atrás da pontuação necessária para ser um dos 25 finalistas.
O atleta teve uma falha ao derrubar um obstáculo. Ainda assim, o rio-clarense se tornou o melhor brasileiro no hipismo completo em Paris 2024. Outro brasileiro que disputava a prova individual, Márcio Jorge, terminou em 44º, com 79.70 pontos perdidos.
“Os melhores cavalos podem fazer uma falta (Salto). Somos um conjunto novo, é um cavalo que tem toda qualidade para saltar zero. Se você tivesse falado para mim no começo da semana que terminaria em 27º, eu estaria muito contente. A gente sempre quer mais, mas foi um resultado muito sólido”, destacou Rafael à Confederação Brasileira de Hipismo.
Losano vai se preparar para o mundial de hipismo que acontece em 2026. “Com certeza. É um cavalo que vai ter 15 anos quando chegar lá. Ele vai ter bastante maturidade e eu mais parceria com ele. A gente nunca sabe o dia de amanhã, mas acho que pode ser uma coisa muito interessante o mundial”, completa.
No domingo houve a decisão no torneio por equipes do hipismo CCE e a Grã-Bretanha conquistou o primeiro ouro nas Olimpíadas deste ano. A França ficou em segundo lugar, com a medalha de prata, e o Japão recebeu a medalha de bronze pelo terceiro lugar. O Brasil ficou na 12ª colocação.