Paróquia celebra dia de Santa Luzia

Laura Tesseti

Padre Antônio Bogaz, responsável pela solenidade, já contou a história de Santa Luzia em um curta-metragem encontrado na internet

A Paróquia Nossa Senhora da Saúde celebra, nesta terça-feira (13), diversas missas dentro de uma programação especial em homenagem ao dia de Santa Luzia. A capela de Santa Luzia fica nas avenidas 22-A e 24-A, entre as ruas 12-B e 13-B, no bairro Bela Vista, e recebe os fiéis devotos da santa às 8, 12 e 15 horas para a solenidade de bênção dos olhos.

O tradicional bolo de Santa Luzia recebe a bênção e é entregue a partir das 8h30, e uma procissão, seguida de missa, acontece às 18h30, também na capela localizada na Bela Vista.

Quermesse

A tradicional quermesse, com barracas típicas e bebidas, acontece no espaço livre da Capela de Santa Luzia, na noite desta terça-feira (13), com show ao vivo de Luisinho Produções, após a missa, que será realizada às 18h30.

SANTA LUZIA

Segundo registros históricos, Santa Luzia nasceu em Siracusa, Itália, no fim do século III e pertencia a uma família rica, o que lhe proporcionou uma ótima formação cristã. Com a morte de seu pai, Santa Luzia descobriu que sua mãe havia prometido sua mão a um jovem de família, porém pagão.

Com a mãe doente, Santa Luzia inspiradamente propôs que fossem em romaria ao túmulo da mártir Santa Águeda, em Catânia, e que a cura da grave doença seria a confirmação do “não” para o casamento.

Relatos informam que a cura aconteceu e Santa Luzia recusou o matrimônio, vendeu seus bens e entregou aos pobres o que havia recebido em troca. No entanto, o homem a quem fora prometida fez uma denúncia e as autoridades rapidamente a puniram. Ainda segundo registros da Igreja Católica, Santa Luzia teria arrancado seus olhos. Motivo pelo qual é considerada protetora deles.

Fabiola Cunha: