Pascon aposta no monitoramento para acompanhar qualidade do ar

Wagner Gonçalves

De acordo com Pascon, trata-se de um serviço de acompanhamento, a partir das informações coletadas e repassadas pela Cetesb

Na manhã da última sexta-feira (1º), o prefeito de Santa Gertrudes, Rogério Pascon, esteve nos estúdios da Rádio Excelsior / Jovem PAN AM 1.410, concedeu entrevista ao Jornal da Manhã e tratou, dentre outros temas, do sistema de monitoramento diário da qualidade do ar, destacando a importância deste procedimento para melhorar a qualidade do ar no município.

De acordo com Pascon, trata-se de um serviço de acompanhamento, a partir das informações coletadas e repassadas pela Cetesb. O atual monitoramento traz, de forma mais rápida e eficaz, os índices de partículas suspensas no ar. “Desta forma será possível acionar as indústrias, hospitais e escolas, para alertar quanto à qualidade de ar e, assim, propor melhorias”, comentou.

Durante a noite de quinta (31) para sexta-feira (1), o índice registrado chegou a 82 e, logo pela manhã, saltou para 92, ambos registros classificados como ruins.

Apesar de não ser um dado alarmante, o índice exige que medidas preventivas sejam tomadas para reverter o quadro. Entre as quais pode ser incluída a obra que vem sendo feita na Estrada da Imperial, via Vereador Luís Arzoli, que será pavimentada e evitará que os caminhões que transportem a matéria-prima circulem no centro da cidade.

Além disso, o prefeito afirmou que haverá uma parceria com a Aspacer para alertar as empresas quantos aos índices, de modo a atualizá-las sobre o que fica suspenso diariamente no ar. “Esses dados nos servirão de base para futuras medidas e, caso fique muito ruim, iniciativas mais drásticas serão tomadas”, destacou quando indagado sobre malefícios causados no período de estiagem. Nesta época, é comum que aumente a incidência dos casos de doenças respiratórias, sendo as partículas suspensas e a poluição agravantes para tais quadros. “É fundamental que a cidade cresça, mas precisamos respirar bem”, disse Pascon. A entrevista completa está disponível no Portal JC (www.jornalcidade.net).

Redação JC: