Além das vagas, o PAT também oferece atendimento e serviços gratuitos para trabalhadores, como a habilitação ao Seguro-Desemprego e a emissão da Carteira de Trabalho
Para quem está desempregado e busca uma oportunidade no mercado de trabalho para começar o segundo semestre do ano com a carteira assinada, o Posto de Atendimento ao Trabalhador de Rio Claro tem disponíveis atualmente 173 oportunidades de emprego para 103 ocupações.
Os interessados devem acessar o Portal da Empregabilidade no endereço vagas.rioclaro.sp.gov.br e nele cadastrar o currículo. Nesse portal também é possível visualizar todas as vagas disponíveis. Aqueles que não possuem ou não sabem utilizar a internet podem comparecer presencialmente à unidade que fica na Rua 6, entre as avenidas 9 e 11, número 676. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das 8h às 16h. O telefone é o (19) 3524-0504.
O PAT Rio Claro também oferece atendimento e serviços gratuitos para trabalhadores, como a habilitação ao Seguro-Desemprego e a emissão da Carteira de Trabalho. No local há assistentes sociais e estagiários de psicologia para atendimento a candidatos PCD, egressos, mulheres em situação de vulnerabilidade social e primeiro emprego.
As oportunidades são para níveis de formação diferentes, com ou sem experiência. Os cargos com mais vagas atualmente no PAT Rio Claro são:
- motorista de caminhão (10 vagas);
- empregada doméstica (6 vagas);
- pedreiro (5 vagas);
- pizzaiolo (5 vagas);
- garçonete (5 vagas).
Em breve
A previsão é para que, no início de setembro, o Posto de Atendimento ao Trabalhador já esteja atendendo no prédio da Acirc (Rua 3 com a Avenida 12). A mudança aguarda a chegada do mobiliário.
No Estado de SP
O estado de SP tem atualmente mais de 13 mil vagas de disponíveis pelos Postos de Atendimento ao Trabalhador – os PATs, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Governo de SP. As vagas se dividem da seguinte maneira: são 6,9 mil no interior, 5,9 mil na grande São Paulo, 564 no litoral e 388 na capital.
Entre as regiões administrativas, as com mais vagas são: Grande São Paulo (6,3 mil incluindo a capital, com 388), Campinas (2,6 mil), Sorocaba (1,2 mil), Vale do Paraíba (540), Araçatuba (522), Araraquara (488), Botucatu (343) e Litoral (323).
As ocupações com o maior número de postos abertos são as de Operador de Telemarketing Receptivo e Ativo (1,5 mil), Vigilante (1,2 mil), Alimentador de Linha de Produção (1,1 mil), Auxiliar de Logística (972) e Faxineiro (555). Ao todo, são mais de 1.900 profissões com vagas disponíveis.
Os números de oportunidades disponíveis são atualizados diariamente pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico.