Neste mês está sendo realizada a campanha Agosto Lilás, voltada ao enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher. Em Rio Claro, uma das ações desenvolvidas pelo município nessa área é a Patrulha Maria da Penha, na qual grupo da Guarda Civil Municipal atende mulheres vítimas de violência e possuem medida protetiva, situação em que atualmente se encontram 942 mulheres cadastradas na Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário.
“O Agosto Lilás é mais uma oportunidade da sociedade refletir sobre a importância do combate à violência contra a mulher e, em Rio Claro, também de destacar o importante trabalho desenvolvido pela Guarda Civil no apoio à vítimas de violência doméstica”, ressalta o prefeito Gustavo Perissionotto.
O serviço também foi ampliado como programa de conscientização de adolescentes na ação educacional Patrulha Maria da Penha nas Escolas que, na semana passada, recebeu certificado como um dos melhores projetos na área de segurança na premiação estadual “Cases Inovadores 2021”. A participação de Rio Claro foi iniciativa conjunta das secretarias da Educação, da Segurança e de Governo.
“O nosso projeto destacou-se no desafio de fortalecer as redes de combate à violência sexual”, observa Rodrigo Gonçalves, comandante da GCM. A iniciativa foi considerada inovadora, com potencial de inspirar outros municípios, além de mostrar comprometimento em oferecer melhor qualidade de vida aos cidadãos.
O programa Maria da Penha nas Escolas é voltado para o ensino médio, para alunos de 13 a 18 anos, que são capacitados a identificar e reportar indícios de agressão e violência doméstica. A capacitação se dá em palestras nas escolas e distribuição de cartilhas de orientação.