Pedestres e ciclistas dividem espaço com carros no Sobradão

Carine Corrêa

Competir com os veículos em circulação pela cidade não é uma tarefa fácil para os pedestres e ciclistas. A grande dificuldade está no espaço destinado a cada um: enquanto os veículos dispõem das malhas viárias, os pedestres e ciclistas dependem do espaço que resta para circular com segurança.

ARRISCADO: ciclista circula na Estrada do Sobrado sem espaço destinado a sua passagem. Pedestres também reclamam da falta de calçadas naquele trecho

Na Estrada do Sobrado, o tema provoca queixas dos usuários da via. É o caso de Igor Costa. Ora utiliza a pista de bicicleta, ora a pé. “É sempre um risco à segurança. Como moro depois da estrada, com frequência uso o acesso. Mas não há espaço exclusivo para bicicletas e pedestres”, observou.

A falta de calçadas também foi criticada por Mônica Matias. “A gente não se sente seguro passando por aqui, na beira da estrada. Mas não tem muito o que fazer, já que precisamos passar”, diz. Outros problemas também são apontados por moradores da região. Luíza Santana reclama da falta de uma iluminação adequada na Avenida M-25, no Cervezão. “O ponto de ônibus fica escuro, e pode ser um perigo. No mais, não tenho o que reclamar. Tenho um filho deficiente e recebo uma assistência de qualidade da administração”, acrescentou.

Prefeitura

A prefeitura foi consultada e encaminhou a seguinte posição em nota: “A Secretaria de Obras enviará fiscais ao local para verificar a situação das calçadas naquele trecho e tomar as medidas cabíveis. Com relação à iluminação, toda a cidade está sendo atendida desde o mês passado com a regularização da iluminação púbica. Quem quiser fazer solicitações sobre a iluminação de praças e das vias públicas deve entrar em contato com a Ouvidoria Municipal pelo telefone 3526-7145. Sobre a sinalização de trânsito, a Secretaria de Mobilidade Urbana enviará equipe ao local para verificar a situação”. Atualmente, em Rio Claro, são mais de 165 mil veículos para uma população com cerca de 200 mil habitantes.

Redação JC: