Antonio Archangelo
Três em cada quatro rio-clarense são favoráveis ao processo de impedimento da presidente da República Dilma Rousseff (PT), acusada de crime de responsabilidade, cuja denúncia tramita no Senado Federal.
Pesquisa feita pela Limite Consultoria e Pesquisas de Marketing Ltda e contratada pelo Jornal Cidade perguntou: Você é a favor ou contra o impeachment da presidente Dilma? Na pesquisa 76% dos entrevistados se mostraram favoráveis; 19,9 disseram ser contra e 4% não responderam.
Dos favoráveis ao impeachment, 77,4% são homens e 74,8%, mulheres. Em relação à faixa etária, o índice sobe entre os entrevistados de 25 a 44 anos. Para essa faixa, o índice de pessoas favoráveis à saída da presidente chega a 80,6%.
ESCOLARIDADE
Em relação ao nível de escolaridade, o apoio ao processo chega a 82,1% de indivíduos com pelo menos o Ensino Superior. Entre pessoas com Ensino Fundamental Incompleto e grau de escolaridade inferior, o índice é de 69,9%.
RENDA FAMILIAR
A pesquisa também aponta que quanto maior a renda familiar (em salários mínimos), maior o apoio ao impeachment. Entre indivíduos com cinco ou mais salários: 77,1% apoiam o processo. Entre indivíduos com renda familiar de dois ou menos salários mínimos, o apoio ao impeachment é de 71,5% em Rio Claro.
BAIRROS
Em relação às regiões da cidade, na Área 3, composta pelos bairros da região do Parque Mãe Preta, o apoio ao processo de impeachment de Dilma Rousseff atinge 81,7% dos entrevistados. Dos entrevistados contra ao processo, 30,9% moravam na Área 1 – composta pelos bairros Jd. Novo, Jd. Novo 2, Vila Rica, Jd. Guanabara, Jd. Guanabara 2, entre outros.
Nessa sexta-feira (6), por 15 votos a cinco, a Comissão Especial do Impeachment aprovou a instauração do processo de impedimento da presidente da República, Dilma Rousseff. O parecer do relator Antonio Anastasia (PSDB-MG) foi votado na sexta-feira (6) numa sessão que durou quase três horas.
LIMITE/JC
A pesquisa Limite/JC contratada pelo Jornal Cidade de Rio Claro foi realizada entre os dias 30 de abril e 3 de maio, com margem de 4% e nível de confiança de 95%. Foram entrevistadas 604 pessoas.
A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob o número SP-09441/2016. O estatístico responsável pela pesquisa é Dênis Araújo dos Santos, registrado no Conselho Regional de Estatística – nº 10205-A.