Piracicaba confirma 1º caso de Ômicron em adolescente de 15 anos

A Prefeitura de Piracicaba, na região de Rio Claro, confirmou nesta segunda-feira (3) o primeiro caso da variante Ômicron da Covid-19. A paciente é uma adolescente de 15 anos de idade, já vacinada, que não precisou de internação e evoluiu para cura.

A Secretaria de Saúde de Piracicaba informou que segue monitorando os casos de síndrome gripal (Influenza) e síndrome respiratória (Covid-19) na cidade. Com a passagem de ano – após as festas de Natal e Ano Novo – a pasta tem notado crescimento destes casos em decorrência das aglomerações de pessoas em festas e em passeios a cidades turísticas e praianas, bem como o descuido no uso da máscara e álcool gel para higienização das mãos.


Em 24/12, o número de novos casos de Covid-19 eram 21, em 24 horas. Já hoje, dia 03/01, esse número foi para 95 nas últimas 24 horas. Neste período, houve o registro de dois óbitos pela doença. O atendimento nas UPAs está 80% acima da média para o período do ano e que a maior parte dos atendimentos realizados é de pessoas com suspeita de gripe (Influenza). Todos os profissionais do quadro médico das UPAs estão com equipes completas atendendo a população.

A demora no atendimento, em alguns casos, deve-se à grande procura da população pelo serviço e não pela falta de profissionais. De acordo com a Vigilância Epidemiológica, apenas um caso foi confirmado para Influenza H3N2 no município até o momento. 

Redação JC: