Divulgação
A missa do Domingo de Ramos, celebrada no último domingo (29), recordou a entrada triunfante de Jesus à cidade de Jerusalém. É com esta celebração que a Igreja inicia a Semana Santa, também chamada de Semana Maior, período mais importante da Liturgia Católica. Na Semana Santa, que este ano ocorrerá de 29 de março a 5 de abril, todas as paróquias e quase-paróquias que compõem a Diocese de Piracicaba realizam celebrações litúrgicas, tendo como ápice o Tríduo Pascal (Quinta, Sexta-feira Santa e Sábado da Vigília Pascal).
Na segunda e terça da Semana Santa, a liturgia apresenta textos bíblicos que enfocam a missão salvífica de Jesus de Cristo. Não há nenhuma celebração litúrgica especial, mas, nas comunidades paroquiais, é costume realizar procissões, vias-sacras e celebrações penitenciais ressaltando o sentido da Semana Santa.
Dentro da programação da Semana Santa acontecerá na Catedral Santo Antônio, em Piracicaba, na quarta-feira Santa, dia 1 de abril, às 20h, a Missa do Crisma, também chamada “Missa dos Santos Óleos”, quando são abençoados os óleos dos Catecúmenos e dos Enfermos e também é consagrado o óleo do Crisma.
A celebração será presidida pelo bispo diocesano Dom Fernando Mason, é concelebrada por todos os párocos e demais sacerdotes, além dos diáconos permanentes e representantes de todas as paróquias que compõem a diocese. Nessa missa os padres realizam a renovação dos compromissos sacerdotais.
Além da Missa dos Santos Óleos, Dom Fernando presidirá as seguintes celebrações na Semana Santa, na Catedral Santo Antônio:
- 02/04 – 20h (Quinta-feira Santa) – Missa do Lava-pés e Instituição da Eucaristia
- 03/04 – 15h (Sexta-Feira Santa) – Solene Ação Litúrgica da Paixão e Morte de Jesus
- 04/04 – 20h (Sábado de Aleluia) – Solene Ação Litúrgica da Vigília Pascal
- 05/04 – 9h (Domingo de Páscoa) – Dom Fernando celebrará missa na CAPELA DO LAR DOS VELHINHOS DE PIRACICABA