A Polícia Militar de Rio Claro interceptou, na manhã de terça-feira (3), por volta das 9 horas, um caminhão que transportava irregularmente ao menos 100 aves da cidade de Colina, na região de São José do Rio Preto, para Santa Bárbara d’Oeste, região de Piracicaba.
De acordo com informações obtidas pela reportagem no local, após o veículo passar pela praça de pedágio localizada na Rodovia Washington Luís, sentido Rio Claro, a PM foi acionada e, em acompanhamento, interceptou o caminhão no quilômetro 1 da Rodovia Fausto Santomauro, a SP-127, que liga Rio Claro a Piracicaba.
A Polícia Militar Ambiental foi acionada para atender a ocorrência e, segundo o 1º SGT Gomes, a situação das aves não é irregular, pois todas estão anilhadas ou com chip, mas a irregularidade existe na forma como os animais silvestres estavam sendo transportados.
“Este caminhão está fazendo o transporte dessas mais de 100 aves de forma irregular; os animais deveriam estar sendo levados em caminhão fechado, baú, climatizado e, no entanto, estão sendo transportados em cima de uma plataforma de guincho”, explica.
Ainda segundo o sargento, as aves são de um criador que está realizando a doação para o município de Santa Bárbara d’Oeste. Caminhões foram trazidos pelos responsáveis para que as aves fossem levadas ao destino.