O número de homicídios neste ano de 2024 em Rio Claro subiu para 14 no último sábado (8) quando uma nova ocorrência foi registrada. O caso aconteceu no bairro Boa Vista e é investigado pela Polícia Civil através da Delegacia de Investigações Gerais (DIG).
Consta no boletim de ocorrência que José Orlando Rodrigues, 34 anos, estava com seu veículo (HB20) pela Avenida 100 quando foi alvo de diversos tiros. Ele chegou a ser levado por familiares até a UPA do Cervezão mas não resistiu. Na ação criminosa uma moradora também foi atingida por uma bala perdida. Em depoimento relatou que ao atravessar a rua chegou a ouvir tiros e sentiu uma dor na região das nádegas onde depois foi constatado o ferimento. Segundo o delegado responsável pelo caso ela segue internada e vai passar por cirurgia já que o projétil parou em sua virilha.
José Orlando já tinha passagens nos meios policiais e em janeiro deste ano ganhou na Justiça o benefício de ficar no regime aberto. Ele respondia por uma condenação de homicídio em 2011. Esta foi a terceira morte violenta que Rio Claro registrou em menos de uma semana. No dia 2 de junho um duplo homicídio foi registrado no Parque Universitário. Na ocasião Valdeir Silva dos Santos (39 anos) e Maicon Donizete do Nascimento (32 anos) foram executados com vários tiros. O caso também segue em investigação pela DIG.