A cada 30 horas pelo menos um adolescente de Rio Claro é conduzido pela PM até a delegacia por práticas criminosas. O Jornal Cidade solicitou um levantamento e, de acordo com o 37º Batalhão da Polícia Militar, do dia 1º de janeiro deste ano até ontem (4), 121 menores já haviam sido encaminhados.
No caso mais recente um jovem de apenas 12 anos, outro de 14 e um terceiro com 17 anos foram flagrados fugindo em alta velocidade pelas ruas do Novo Jardim Wenzel com um veículo Corsa furtado. Já era de conhecimento da equipe policial que o carro havia sido levado do Jardim São Paulo pouco tempo antes e, ao avistarem os suspeitos, a PM deu ordem de parada ao condutor, que não obedeceu. Foi realizado um acompanhamento e logo depois os ocupantes foram abordados, sendo que confessaram o crime. Na sequência foram encaminhados até a delegacia, onde depois de ouvidos foram liberados para os responsáveis.
No entanto, não são em todas as situações que os menores retornam aos lares. Um levantamento feito pelo Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e das Medidas Socioeducativas (DMF), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), apontou que no ano passado em todo o Brasil havia mais de 22 mil jovens presos nas 461 unidades socioeducativas em funcionamento. A internação é a opção mais rigorosa e só pode durar três anos.
O Estado de São Paulo liderou as estatísticas com mais de 6 mil menores internados.