Policiais militares e civis realizaram um treinamento que teve como objetivo passar conhecimentos técnicos de atuação em casos envolvendo “agressores ativos ou atiradores ativos”, aqueles que entram no local com o propósito de matar ou ferir pessoas.
A instrução foi realizada na Academia de Polícia do Estado de São Paulo (Acadepol) e coordenada pelo 47º BPM/I, com apoio do 11º BPM/I, 4º Baep, 10º Baep, e 4º BPChoque. As informações foram passadas para os policiais militares desses batalhões e para policiais civis de diversas unidades.
“São ocorrências dinâmicas que precisam ser atendidas com rapidez, por isso tem que preparar toda a equipe de policiamento para poder chegar ao local e saber o que fazer”, falou uma das instrutoras do curso, a tenente Adrielly Vanucci.
A iniciativa tem como objetivo preparar os policiais para terem uma ação rápida e eficaz nestes casos, otimizando também a atuação das forças de segurança, somando esforços para preservar o máximo possível de vidas.
O dia teve duas etapas: a parte teórica foi feita na Acadepol e a parte prática na USP. Esse treinamento já ocorreu para diversos batalhões e cidades, bem como outros Estados, e está em estudo sua ampliação.