Lucas Calore
Passado um mês do último prazo comunicado pela Fundação Florestal (FF), o JC questionou o órgão do Meio Ambiente sobre a entrega da ponte sobre o Ribeirão Claro nas dependências da Floresta Estadual “Edmundo Navarro de Andrade” (Feena).
Prevista para ser entregue na primeira semana de agosto, o local continua interditado para a passagem de carros, apesar de estar com a obra finalizada. Em nota, a FF afirmou que uma vistoria técnica do setor de Engenharia da Fundação Florestal, juntamente com a empresa Prema – responsável pelas obras – iria ocorrer nessa semana. Após a vistoria, o acesso finalmente seria liberado. A entrega oficial, no entanto, deve ocorrer no dia 22 de setembro.
Demora
Conforme divulgado ao longo dos últimos meses no Jornal Cidade, o problema envolvendo o dispositivo já acontecia meses antes da interdição, que ocorreu no mês de julho de 2016, após avaliação da Defesa Civil de Rio Claro. A reforma só foi ter início em novembro do ano passado, após acordo entre a Fundação Florestal (FF) [gestora da unidade], o Ministério Público e a empresa Prema. O compromisso foi firmado em virtude dos impactos ambientais oriundos das atividades da empresa que está instalada na Feena.
Relembre
O TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) entre a Prema, a Fundação Florestal (FF) e o Ministério Público (MP) em benefício da Floresta Estadual foi assinado no mês de novembro de 2016.
Nele, a empresa Prema se compromete a realizar uma série de obras e serviços em prol da unidade de conservação, que totalizarão um investimento na ordem de R$ 3 milhões.