Fabíola Cunha
Localizada entre a Via da Saudade e Avenida 19, ruas 11 e 12, a Praça pública Humberto Cartolano faz homenagem ao político e empresário local. O local é constante alvo de reclamações da vizinhança, porque seria usado por pessoas embriagadas durante a noite até mesmo para urinar. O problema seria agravado pela falta ou deficiência na iluminação.
Passando pelo local, a aposentada Maria Tereza da Costa diz que, apesar de alguns problemas aqui e ali, gosta muito do local: “Em dias muito quentes, é bom passar por aqui, por causa da sombra”, diz.
Acerola, café, pitanga e bacaúva estão entre as plantas existentes no espaço. No centro, onde há iluminação constante durante o dia, está o busto de Cartolano, esculpido por Vilmo Rosada, que apresenta pichações diversas.
A Prefeitura Municipal de Rio Claro informou, em nota enviada à Redação, que “recentemente a prefeitura fez a troca de 48 lâmpadas, além da troca das lâmpadas queimadas”.
Já sobre os frequentadores “exaltados” do local, a nota pontua que são cinco bares no entorno da praça e “quem observar indivíduos em atitude suspeita ou cometendo ato infracional na praça deve chamar a Polícia Militar ou a Guarda Civil Municipal”.
Quanto as árvores na praça, a prefeitura informou que “quando as equipes da Secretaria de Manutenção e Paisagismo estiverem na região sul, a praça voltará a ser atendida. Já as podas ou remoções de árvores só podem ser feitas a partir de laudo técnico”. O mesmo vale para o busto, cuja limpeza é feita “junto com os demais serviços de manutenção realizados nesses logradouros”, respeitando a ordem. Já os problemas nos bancos serão verificados pela Secretaria de Obras.