Prática de zumba aumenta o número de adeptos em Rio Claro

Matheus Pezzotti

Ministradas por cinco professores, cerca de mil pessoas participam das aulas gratuitas promovidas pela Secretaria Municipal de Esportes de Rio Claro, em sete polos na cidade

Fazer exercício se divertindo. Com essa ideia, a zumba tem crescido no Brasil e em Rio Claro não é diferente. Atualmente, cerca de mil pessoas participam das aulas gratuitas no CEU do Mãe Preta, quadra do Jd. Panorama, Centro Social Claretiano Terra Nova, no Jd. Bonsucesso, Ginásio do Cervezão, do Sindicato dos Bancários e no Felipe Karam, este, que abriga o maior número, com cerca de 500 pessoas por aula.

Cinco professores são responsáveis pelas aulas que, em março, completaram um ano de atividades na cidade e a professora de educação física e instrutora de Zumba Fitness, Priscila Micotti Gomes, diz que as aulas são uma mistura de dança com ginástica, resultando em diversão.

“Tem uma base de ritmos latinos e as pessoas que se envolvem com as aulas não param porque elas conseguem os resultados e ao mesmo tempo se divertem e fazem amizades e, a partir disso, elas se viciam e a prática da zumba aumenta cada vez mais”, diz. Priscila segue um cronograma com as mesmas aulas para que as alunas consigam acompanhar a coreografia associada a cada música.

“Abrange qualquer idade, com adaptações de acordo com cada pessoa e é voltada principalmente para emagrecimento, mas trabalhamos fortalecimento de pernas, costas, abdômen. Muitas pessoas que têm problema de coluna têm melhora e o mais importante é o coração. Como as pessoas ficam muito amigas, elas ficam esperando pelas aulas e isso é o mais importante. A sociabilização faz com que as pessoas não parem de fazer e o objetivo maior é esse: fazer com que as pessoas sejam felizes”, acrescenta Priscila.

E, para muitas alunas, estar na aula de zumba é mais agradável e menos cansativo do que ir até a academia.

“Já conhecia o trabalho e vim acompanhar uma amiga. Gostei muito das aulas. Me senti menos cansada do que estar na academia. Na zumba, há muito movimento, interação e saímos da rotina das academias e é muito melhor”, diz Gláucia Silva, de 47 anos, praticante da zumba há cerca de um mês.

Para fazer as aulas, é necessário fazer inscrição no setor de matrícula da Secretaria Municipal de Esportes (Seme), com foto e RG, e são para pessoas a partir de 14 anos. Após a inscrição é feito o exame médico, que é agendado. Informações sobre dias e horários das aulas no telefone da Seme: 3534-5881.

Calorias

A mistura de ritmos permite que os alunos tenham um alto gasto calórico e as aulas, que duram de 45 minutos a uma hora, podem queimar até mil calorias.

w2z: