Antonio Archangelo
Na última sessão da Câmara Municipal de Analândia foi aprovado o aumento de 50% para os professores da rede municipal. Uma promessa de campanha do prefeito Rogério Ulson (PMDB), o aumento irá beneficiar os cerca de 60 professores do município, com o valor hora-aula passando de R$ 8 para R$ 12.
Sobre o assunto, o prefeito afirmou à jornalista Vivian Guilherme que o aumento será possível a partir de uma verba específica para a educação, através do Fundeb. “O desejo era estender esse benefício para os demais servidores, mas a prefeitura sofreu uma queda brusca na arrecadação, enquanto as cidades da região aumentaram o IPTU, Analândia diminuiu o valor em 40%, devido à lei aprovada pelos vereadores no ano passado”, comentou o prefeito, que considera a medida o principal complicador para o crescimento da cidade no momento.
Para tentar equilibrar as finanças, Ulson conta que está providenciando a fotografia aérea da cidade para reavaliar as áreas construídas e poder recalcular o IPTU. “Antes, queríamos aumentar a taxa para os terrenos vazios, que são de especulação e improdutivos, e diminuir para as áreas construídas, mas com essa lei aprovada pela Câmara, teremos que fazer o contrário, infelizmente”, lamenta o prefeito.
Ainda sobre a educação, Ulson diz que a meta é transformar Analândia em referência nacional em educação. “Já começamos melhorando o salário dos professores, depois o investimento em infraestrutura, implantamos o ensino integral e pretendemos ampliar ainda mais e desenvolver um sistema de auxílio às crianças que demonstram baixo rendimento devido a problemas de vulnerabilidade social”, aponta, lembrando que a atual administração inaugurou uma creche e está no processo de construir mais uma e também uma escola em parceria com o Governo do Estado. Ele lembra também que o Ideb de Analândia melhorou em seu governo, tanto no ciclo 1, quanto no ciclo 2: “hoje Analândia está dentro da média e a intenção é crescer”. (Vivian Guilherme)