O prefeito Adinan Ortolan (MDB), da cidade de Cordeirópolis na microrregião de Rio Claro, assumiu nessa quarta-feira (25) como membro efetivo do mais novo Conselho da Federação, instalado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva em Brasília na data de ontem.
O Conselho da Federação tem o propósito de enfrentar os problemas dos entes federados. O colegiado tem como principal atribuição “subsidiar e promover a articulação, a negociação e a pactuação de estratégias e de ações de interesses prioritários comuns, com vistas ao desenvolvimento econômico sustentável e à redução das desigualdades sociais e regionais.
“É um Conselho muito importante, visto que a gente está discutindo alguns aspectos, como a Reforma Tributária, a situação financeira dos municípios e Estados, mas também vamos discutir temas a longo prazo, como a mudança de matriz energética, da sustentabilidade, clima, melhorias na Saúde, formação de professores, enfim, numa discussão entre União, governos estaduais e municípios”, comentou Adinan ao JC.
O Conselho conta com 18 integrantes, e composição paritária aos três níveis de governo. Presidido pelo presidente da República, o órgão também tem outros representantes do Governo Federal, além de governadores e representantes de entidades municipalistas.