Prefeito envia projeto para prédio da Câmara ser no Espaço Livre da Visconde

O prefeito Gustavo Perissinotto (PSD) enviou à Câmara Municipal, nessa segunda-feira (18), projeto de lei que autoriza a transferência da área do Espaço Livre, na Avenida Visconde do Rio Claro, para o patrimônio público da Prefeitura. Hoje o terreno é de propriedade da Fundação Pública “Ulysses Guimarães” e será doado para o próprio Poder Legislativo construir futuramente a sua nova sede.

Na semana passada a coluna Farol JC revelou que o conselho deliberativo da autarquia votou pela aprovação da retrocessão do local ao município. Os conselheiros João Zaine, Thalison Mendes e Sergio Dagnone Junior aprovaram a alteração. José Maria Chiossi e Du Altimari, ex-prefeito, integram o conselho mas não participaram da votação.

O ex-chefe do Poder Executivo, inclusive, foi o principal dificultador dessa alteração. No ano passado, quando se iniciou a articulação, ele resistiu à aprovação e essa tratativa ficou travada, sendo retornada somente agora. Nos bastidores sabe-se que Du tratou desse assunto com o prefeito Gustavo na última semana, quando se reuniram para falar sobre a votação das suas contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado na Câmara Municipal, na qual a maioria é base governista de Perissinotto.

O projeto de lei que passou a tramitar em regime de urgência nessa segunda-feira (18) também prevê que a Prefeitura de Rio Claro vai doar um outro terreno para integrar o patrimônio da Fundação Ulysses Guimarães que, aliás, vendo recebendo alertas de responsabilidade fiscal também por parte do Tribunal de Contas de São Paulo.

Essa nova área, que será escolhida posteriormente após a Prefeitura elencar algumas opções para a autarquia, será destinada à construção do Museu Público e Histórico e Cultural de Rio Claro “Ulysses Guimarães”, com projeto arquitetônico elaborado pelo arquiteto Oscar Niemeyer e que nunca saiu do papel.

No ano passado, o presidente José Pereira (PSD) chegou a orçar em cerca de R$ 15 milhões o valor para a construção da sede do Poder Legislativo. Esse dinheiro viria em forma da devolução anual dos recursos repassados pela Lei Orçamentária do Poder Executivo.

Relembre

Desde o fim do ano passado que há uma articulação para que o Espaço Livre da Visconde do Rio Claro seja transformado no local para a sede da Câmara.

Lucas Calore: