Desde o mês passado, as famílias que recebem o auxílio financeiro pelo Cartão Renda Solidária, oferecido pela prefeitura de Rio Claro, passaram a ter 30% a mais no valor recebido. A prefeitura ampliou o valor do cartão de R$ 100,00 para R$ 130,00.
“É um ganho importante para as famílias que precisam desta ajuda”, afirmou o prefeito Gustavo, que lançou o cartão em junho do ano passado, para 500 famílias em situação de vulnerabilidade social.
“Este aumento significa um aumento de 30%”, observa a secretária municipal do Desenvolvimento Social, Vilma Sprícigo.
A secretária explica que a prefeitura prefere fazer o auxílio financeiro ao invés de entregar produtos da cesta básica. “Isto é um ganho da autonomia das famílias, que podem adquirir alimentos de acordo com sua preferência e necessidade”.
As famílias atendidas com o cartão Renda Solidária são aquelas em situação de extrema pobreza e insegurança alimentar inseridas no Cadastro Único e atendidas pelos seis centros de referência em assistência social (Cras) do município.
Conforme decreto assinado pelo prefeito Gustavo, a quantidade de vezes que cada família será beneficiada com o cartão Renda Solidaria é definida por avaliação técnica, considerando as possibilidades da superação da vulnerabilidade social vivenciada.